-
-
-
Exclusivo Opinião
O populismo na Assembleia a brindar com vinho do Porto
-
-
-
-
Fugas
Exclusivo Crónica Elogio do Vinho
A Mesinha de S. Sebastião e o jesuíta ilustre que não “negava fogo”
-
-
-
-
-
Fugas
Exclusivo Reportagem Itália
Nebbiolo, uma uva, e três vinhos únicos: Barolo, Barbaresco e Roero
-
Fugas
Exclusivo Reportagem Itália
Castas antigas, garrafa leve e colmeias na vinha. Os vinhos sustentáveis da Sicília
O caso Oeno
-
Fugas
Exclusivo Investigação Vinhos
O Petrus que foi ao espaço, voltou a valer 580 mil euros e é de dez clientes da Oeno
-
-
Fugas
Exclusivo Reportagem Economia
E o whisky? Líder da Oeno “meteu ao bolso o dinheiro da venda de barris inexistentes”
-
-
Fugas
Perfil Protagonista
Alexandre Frade: o guardião do vinho de talha alentejano
Os amigos chamavam-lhe “maluco”, mas Alexandre Frade, 70 primaveras e a fazer vinho “desde moço”, não desistiu de lhes provar que o vinho de talha podia ser longevo. Em 2015, montou a Talha de Frades.
-
Fugas
Exclusivo Perfil
Como falar de vinho aos jovens? O Jovem do Vinho encontrou um caminho
Muitos perguntam como se comunica o vinho a uma geração mais nova. O brasileiro Thomas Sampaio tem 27 anos e uma plataforma para isso. Cursos, viagens, recomendações e uma linguagem descontraída.
-
Fugas
Exclusivo Reportagem Enoturismo
Receitas “intocáveis”, hortofrutícolas e vinhos: do Douro para o Poente by Vallado
-
-
-
Viajar, cá dentro e lá fora
-
-
-
-
-
Fugas
Exclusivo Reportagem
Pico: na ilha dos mistérios, o Frei Gigante sonhou e a lava transformou-se em vinho
-
-
-
Guia
Não há canto de Portugal onde não se faça vinho
Da baía de São Lourenço a Câmara de Lobos, de Vilar de Perdizes a Odelouca, por cá só não crescem videiras no topo da Estrela. Das nossas castas e terroirs, nasce a identidade dos vinhos portugueses.
Painel de prova
-
Manuel Carvalho
Manuel Carvalho nasceu em Alijó, Vila Real, foi professor do ensino básico durante dois anos e integrou a primeira redacção do PÚBLICO, em 1989. A sua formação académica inclui um bacharelato na Escola Normal e mais tarde na Faculdade de Direito e na Faculdade de História da Universidade do Porto, onde se licenciou. Na secção de Economia do PÚBLICO desenvolveu grande parte do seu trabalho, com vários prémios conquistados. Em 2015, venceu o Prémio Gazeta de Imprensa, com uma série de reportagens sobre a I Guerra Mundial em Moçambique. Em parceria com David Lopes Ramos, lançou o suplemento Fugas. Foi subdirector e director-adjunto do PÚBLICO de 2000 a 2013 e entre 2018 e 2023 foi director do jornal. Uma das suas grandes paixões? O Douro e a memória do vinho do Porto.
-
Pedro Garcias
Pedro Garcias nasceu na vila de Alijó, distrito de Vila Real, e é produtor de vinhos na região do Douro. Colaborador do PÚBLICO desde a fundação do jornal, foi editor do suplemento Fugas durante cinco anos, sem nunca abandonar uma das suas grandes paixões: escrever crónicas e críticas sobre vinhos. A outra é, naturalmente, a produção e o aprimoramento das castas que cultiva nas terras altas durienses. Licenciado em Ensino Básico pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi também neste estabelecimento de ensino superior que tirou a pós-graduação em Cultura Portuguesa, juntando ainda um curso concluído na Porto Business School sobre Negócio de Vinhos.
-
Edgardo Pacheco
Edgardo Pacheco é açoriano e escreve sobre alimentação há quase 20 anos. Estudou Comunicação Social (“quatro anos desperdiçados”, de acordo com o próprio), a que se seguiram pós-graduações em assuntos que não batem uns com os outros. Escreve sobre vinhos, mas dá-lhe tanto prazer compreender uma fermentação maloláctica como fazer provas cegas de tomate, de queijo, de mel, de anchovas ou de batatas do Barroso (“as melhores da nação”). É um bocadinho obcecado com o azeite, porque não entende como é que um povo que gosta tanto de comer ainda é capaz de consumir azeites “que cheiram a tulha”, e para fazer Todo o Peixe é Nobre, no PÚBLICO, passou dias a fio a falar com pescadores e biólogos. Para reduzir a ignorância – a sua e a de quem se interessar por peixe. Colabora com o jornal e com a Fugas desde 2020. É a alma do projecto Terroir.
-
Ana Isabel Pereira
É portuense e tem a sorte de viver na Invicta (ou assim o entende). Começou a trabalhar no extinto "O Comércio do Porto", a cidade é uma inquietação sua desde então. Desde antes, muito provavelmente. Os vinhos são outra. Passou por vários órgãos de comunicação social, como freelancer, e de uma forma ou de outra, desde 2009 que foi acompanhando o sector, embora não o fizesse em exclusividade. É jornalista do PÚBLICO desde 2020 e tem agora oportunidade de se dedicar em pleno a escrever sobre o mundo vitivinícola e todas as suas ramificações.
-
José Augusto Moreira
Minhoto, nasceu, cresceu e vive em Vila Nova de Famalicão. Estudou Direito na Universidade de Coimbra, mas fez-se jornalista com o nascimento do PÚBLICO, tendo integrado a equipa fundadora do jornal na redacção do Porto, onde desempenhou múltiplas funções. Foi responsável pela Agenda, editor dos cadernos Local Minho, Local Porto e Local Coimbra, integrou as secções de Desporto, Sociedade e Política, tendo-se dedicado nas últimas décadas às áreas de gastronomia e vinhos.
