Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Fotojornalista
Para Agostinho Miranda, o rapto de Nicolás Maduro está ligado às enormes reservas de petróleo no território disputado de Essequibo, numa região fronteiriça com a Venezuela.
Tudo isso (e não só) está em Sexografias. A escritora e jornalista peruana desbravou caminhos e quebrou tabus. Falámos com ela.
Face aos elevados preços da habitação, estes professores recorreram ao programa de alojamento da Câmara de Oeiras, que, desde 2019, já apoiou 78 docentes. E contam como é viver numa residência.
Entre momentos históricos e gestos quotidianos, os fotojornalistas do PÚBLICO escolheram as imagens que mais os marcaram em 2025.
Miroirs No. 3 é a história de um renascimento. “Eu mostro — e essa é a minha política — gente que quer reparar o mundo”, diz o realizador alemão.
Em entrevista ao PÚBLICO, o presidente da APREN defende que os impactos ambientais negativos dos grandes projectos de energias renováveis são “mitigáveis” e critica “desinformação”.
Novo espaço de exposição da Colecção de Arte Contemporânea do Estado, que abrirá até Junho, “não vai ser um museu” mas terá horário de funcionamento e estará aberto ao público.
O frente-a-frente entre Luís Marques Mendes e Henrique Gouveia e Melo foi o último dos 28 debates televisivos com oito dos candidatos presidenciais.
A directora executiva da Cáritas Lisboa alerta para a necessidade de se aumentarem respostas sociais numa sociedade muito envelhecida. E onde o isolamento é cada vez maior. Imigração é grande desafio.
Entre detractores e defensores, o programa da RTP1 segue o seu caminho, inabalável. A empatia que Fernando Mendes cria com o público em estúdio prolonga-se “lá para casa”: um país ao espelho e feliz.
Há um ano, dezenas de pessoas de várias nacionalidades foram imobilizadas na rua, encostadas à parede e revistadas pela polícia numa operação que deixou marcas. Desde então, a sua situação piorou.
Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses defende que o país precisa de imigrantes porque demografia nacional “não é suficiente” para necessidades. PRR na habitação tem de acelerar.
Novo presidente da ANMP reconhece dificuldade em avançar com regionalização através de referendo, admitindo mudança na Constituição. Revisão da lei autárquica e finanças locais são prioritárias.
Virgílio Lima pretende aumentar a vinculação nos próximos anos, com clientes de bancos e seguradoras a tornarem-se associados, e vice-versa. Entrada de parceiros no banco e seguradoras não é para já.
Vírgílio Lima, presidente do Montepio, defende-se: “Aqui não há credos, não há partido, não há sindicatos, toda a gestão é absolutamente independente.”
De óvni a estação espacial: 40 anos de Miso Music Portugal celebrados em livro e numa compilação discográfica em seis volumes com as Obras Incompletas de Miguel Azguime.
O líder do BE admite que o resultado de Catarina Martins nas presidenciais “terá repercussões sobre a força” do partido e culpa os candidatos do centro por uma eventual ida de Ventura à segunda volta.
O novo líder do Bloco acusa os governos da AD e do PS de fazerem um “bloqueio de gaveta” à regulamentação da eutanásia e defende que o diploma deve ser trabalhado pelo Parlamento.
CTI defende que TEPH tenham uma formação mais especializada, que lhes permita prestar cuidados que agora não podem fazer. Novo serviço de emergência poderá fazer consultas com recurso à telemedicina.
Em O Fim dos Estados Unidos da América, retoma a sua vocação de escritor-laboratório. Há risos enquanto a civilização desmorona.
Ocorreu um erro aqui, ui ui