Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Fotojornalista
Fundo de investimento comprou edifício da pastelaria Centro Ideal da Graça e negócio centenário vai encerrar. Fecho deve ser no final do mês. Moradores lamentam e criticam “descaracterização” da zona.
No coração do Seixal, a Atalaia vive três dias de festa e activismo. Na 48.º edição (tantas quantos os anos de ditadura), o PCP reafirma presença e resistência, apesar da fragilidade da esquerda.
A Festa do Avante! realiza-se pela 48.ª vez desta sexta-feira a domingo. O PÚBLICO falou sobre a evolução da festa com comunistas que já participam no evento desde 1976.
Colado a Espanha, concelho alentejano com 2768 habitantes vive os desafios do interior. Mas não se inibe por isso: quem lá mora elogia a qualidade de vida e sente orgulho, desde o porco às pedrinhas.
Foi diplomata mais de 40 anos e foi embaixador apenas em países monárquicos, satisfazendo assim a sua paixão por “reis e rainhas” desde a infância. Já reformado, mantém alguns vícios do protocolo.
Fechado desde 2019, o restaurante que marcou a cena gastronómica de Lisboa, antes do boom turístico, voltou a abrir as portas, com respeito pelo passado, mas virado para o futuro.
Há 30 anos que Maria da Luz se dedica a uma obra social na terra que considera sua. O Centro Social é também uma homenagem ao marido, Júlio Antunes.
Foi ali, nas piscinas do complexo, que a maioria dos habitantes daquela região aprendeu a nadar. O que em tempos foi um orgulho do Oeste é hoje motivo de tristeza, tal é o estado de abandono.
Uma “encomenda prodigiosa” executada em Roma. A capela é monumento nacional desde 1910, os têxteis e ourivesaria para ela feitos receberão em breve classificação equivalente. Nada mais justo.
Marcou a Psicologia em Portugal e foi pioneira na abordagem de temas polémicos, como a sexualidade. Optimista por natureza, não se assusta com o estado do mundo nem com a Inteligência Artificial.
Uma horta vertical chegou ao Serviço Regional de Psiquiatria Forense do hospital de Lisboa para ajudar utentes na reabilitação mental e reintegração profissional. Andam mais motivados.
Na Adega Viúva Gomes, os Baeta perpetuam a tradição de fazer Malvasias e Ramiscos com denominação de origem, mas também querem mostrar os Colares de “chão rijo”.
Começou no YouTube, quando falar para a câmara ainda não era comum. Aos 30 anos, tem uma comunidade de milhares alicerçada no “amor ao próximo”: “Estou a ser o exemplo que não tive enquanto cresci.”
Entrevista com Telma Monteiro, a mais titulada judoca portuguesa de sempre, que terminou a carreira em Dezembro passado, aos 39 anos.
Autarca, deputado, eurodeputado e conterrâneo de Cavaco Silva. Mendes Bota foi quase tudo no PSD e um político sui generis com veia de artista.
A música cantou a independência, espalhou-se e floresceu nas diásporas. São muitas histórias. Nelas mergulhamos, num momento em que a música de raiz cabo-verdiana é das mais ouvidas em Portugal.
PS alerta para perda de direitos dos trabalhadores em teletrabalho e lamenta reforma “preguiçosa” do Código do Trabalho proposta pelo Governo. “O país pode crescer mais, mas não com estas leis”, diz.
Após a Revolução dos Cravos, com a derrocada da ditadura, chega o terrorismo. Ataques e incêndios de sedes da esquerda, bombas e mortes, agressões e tiros. Da violência política aos assaltos a bancos.
É a terceira tentativa de Marco Almeida para conquistar a Câmara de Sintra, de novo com PSD e agora com IL e PAN. Sondagens internas apontam para empate: vencedor terá que procurar aliados.
Nas autárquicas, multiplicam-se os candidatos que representaram diferentes partidos e movimentos políticos. Povo diz que vota “nas pessoas”, não nos partidos, mas ser “vira-casacas” pode tirar pontos.
Ocorreu um erro aqui, ui ui