Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Para já, é mesmo de “fé” que vive o ânimo de quem viu a sua vindima afectada pelos incêndios de Agosto e vê como incerto o futuro das vinhas que o fogo varreu. Anunciados apoios não chegaram a Mêda.
O Instituto Superior de Agronomia foi o espaço escolhido pelo Esporão para abrir a Geradora, que pretende ser um ponto de encontro ímpar na cidade de Lisboa. As portas abrirão na Primavera de 2026.
As folhas tornam-se castanhas porque voltam para a terra, onde servirão de alimento para novas verduras: para as novas folhas que cobrirão as árvores.
A concretizarem-se as candidaturas de 2690 viticultores, o Estado pagará à região menos de um terço da verba que tinha posto de parte. Quebras severas na produção ajudam a explicar fraca adesão.
O Conselho Interprofissional do instituto vai analisar o plano de acção da tutela para a região e propor formas de operacionalizar medidas como a da aguardente regional ou o abandono de vinha.
Com a vindima ainda a decorrer “muitos viticultores não conseguem apurar antecipadamente o resultado da vindima”, justifica a Confederação Nacional da Agricultura.
O ainda presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa iniciará funções à frente do IVV em Outubro, substituindo no cargo Bernardo Gouvêa.
Prazo inicialmente comunicado era curto, mas afinal as candidaturas podem entrar no IVDP até dia 25. Mais de metade das “existências” da região é vinho do Porto, o resto é quase tudo DOC Douro.
A ASAE inspecionou uma vindima numa quinta do Marco de Canaveses. A acção contou com o apoio da GNR no controlo na estrada, mas a Guarda local desconhecia a operação.
Já se sabia que muito do vinho em excesso nas adegas durienses era tinto, mas o número exacto, não. Governo publicou em Diário da República o plano de emergência para o Douro.
Aumentar a densidade de plantação permite produzir mais e melhor numa área menor e ainda previne a erosão do solo. Esta e outras práticas vão fazendo escola na mais antiga região demarcada do mundo.
Celebram-se dez anos do evento dedicado ao divino tomate, já uma atracção global. E qual o melhor do ano? Dois ex-aequo: quintas do Pessegueiro e Ventozelo.
A Rota do Leite e do Queijo, que desde o ano passado permite aos turistas conhecerem explorações agrícolas na ilha Terceira, nos Açores, dá visibilidade ao sector e tem cada vez mais procura.
Luís Sequeira está “estupefacto” e “em choque” com a medida aprovada pelo Governo para atribuir aos viticultores do Douro 50 cêntimos por quilo de uva entregue para destilação.
José Manuel Fernandes revela que a decisão de manter sob a sua “tutela directa” o IVV e o IVDP resulta da “urgência na resposta aos desafios” do sector.
Cada viticultor vai receber 50 cêntimos por quilo de uva. Há 444 milhões de litros de vinho em stock, verba anunciada só permite destilar 30 milhões.
O projecto Terramay continua a crescer e ganhou mais um restaurante: o Pão&Pizza, um espaço acolhedor na antiga padaria da aldeia do Rosário, perto do Alandroal, liderado por Margarida Bessa Rego.
Ocorreu um erro aqui, ui ui