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Primeiros títulos do Doclisboa contam com o road movie With Hasan in Gaza, a estreia nacional do últime filme de Ross McElwee ou a versão integral de O Riso e a Faca, de Pedro Pinho.
A 19.ª edição do festival de cinema fantástico de Lisboa traz Gale Anne Hurd para um prémio carreira, filhas de pais célebres e filmes do Brasil à Tailândia e de França à Grécia.
Mais de 1300 profissionais de cinema lançam compromisso inspirado no boicote anti-apartheid de Hollywood. De Mark Ruffalo a Javier Bardem, Sérgio Tréfaut ou Teresa Villaverde, pede-se “justiça”.
Os Delinquentes são outros protagonistas deste início de semana, lado a lado com as estreias de As Espias, Task e O Séquito de Hitler – isto Se o Mar Deixar.
Um ciclo na Cinemateca em parceria com a BoCA e a Filmoteca Española põe a dupla de cineastas a propor um diálogo entre os seus filmes e os dos outros. Em nome do espectador curioso.
Ao lado dos festivais Manta, MotelX e Vapor, temos BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas e uma Epopeia das Águas na agenda dos próximos dias.
Father Mother Sister Brother foi surpreendentemente coroado com o prémio máximo em Veneza. Um filme sem política numa cerimónia em que a narrativa foi o “genocídio” em Gaza.
Futebol, música, prémios MTV, cinema de Billy Wilder, Cultura Animal e a estreia de O Conselho Judaico são outros destaques deste sábado e domingo.
O último da competição? Um sóbrio melodrama chinês, The Sun Rises on us All. A centelha 2025 do cinema indiano? Songs of Forgotten Trees. Memórias na despedida...
Também temos Mentes Que Brilham, Drive My Car e The Originals na grelha do dia.
De 19 a 27 de Setembro, a 29.ª edição do festival de cinema LGBTQIAP+ propõe uma centena de filmes no São Jorge e na Cinemateca, com uma forte presença brasileira.
Remake traz de volta o solitário e lírico documentarista que não dava sinais desde 2011. A sua solidão é agora extremada, depois da morte do filho. Ross McElwee foi uma comoção em Veneza.
Ron Howard para além de se perder completamente no colectivo de personagens de Éden, que não sendo muitas exigem, digamos, bastante atenção individual, falha completamente o sentido das proporções.
Dez anos depois de Boi Néon, o pernambucano retoma em O Último Azul o seu olhar esquinado sobre o Brasil rural numa suave distopia sobre o lugar da terceira idade num mundo com cada vez menos empatia.
O regresso de Terra: Histórias da Cerâmica e as novas investigações de Grace são outros destaques de um dia que também convoca para Tropa de Elite e convida para Um Chá no Deserto.
Cumpriu-se o acontecimento anunciado do festival de Veneza: o filme de Kaouther Ben Hania provoca um misto contraditório de emoções, empatia e reserva.
Um dos melhores filmes de François Ozon, L’Étranger, passou, em competição, na Mostra. Onde Kathryn Bigelow e Gus Van Sant regressaram ao cinema depois de oito anos sem filmarem.
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