Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
A Casa Encendida mostra a cultura visual da história democrática nos países ibéricos. Superando as fronteiras e a cronologia, permite compreender o combate de fundo dos nossos dias.
Numa peça criada por Carincur e João Pedro Fonseca, carne.exe, o actor interage com a inteligência artificial — que lhe responde em tempo real, num diálogo imprevisível. Em Lisboa, até domingo.
Responsáveis pela investigação ouvidos no Senado francês dizem que a fuga dos assaltantes podia ter sido evitada se as câmaras de vigilância tivessem sido visionadas em tempo útil.
Século XVIII. A assinatura de um tratado desencadeia uma troca de presentes diplomáticos. Catarina, a Grande dá então ao substituto do Marquês de Pombal uma caixa preciosa que ele não queria receber.
Cerimónia de tomada de posse vai acontecer na sexta-feira. Guilherme d’Oliveira Martins vai reformar-se e será substituido pelo até aqui administrador não-executivo da Fundação Calouste Gulbenkian.
Júri sublinha a importância da obra “ousada e envolvente” desta escocesa de origem nigeriana. E fala de esculturas e desenhos que têm o poder de derrubar barreiras. Por mérito, sem concessões.
Num tempo obcecado por métricas, um dos principais desafios na esfera político-institucional ainda consiste na mudança perceptiva sobre os impactos intangíveis, afectivos e relacionais da cultura.
A artista portuguesa apresenta um universo queer muito pessoal na exposição Aguas Turbias, em Madrid. Seres ambíguos, crítica social, e a perda do medo. Em 2026 chega à Gulbenkian.
Câmaras captaram os assaltantes durante o roubo de gravuras de Matisse e Portinari. Polícia Federal brasileira alertou a Interpol para evitar a saída das obras do país.
Depois de uma inundação ter danificado 400 obras de arte e documentos, sindicatos anunciaram esta segunda-feira que trabalhadores do mais visitado museu do mundo estarão em greve no dia 15 de Dezembro
Fotógrafo britânico morreu sábado em Bristol, aos 73 anos. Praias, turismo, classismo eram o seu alvo. “Quando comecei a trabalhar a cores, o meu trabalho passou a ser visto como crítica da sociedade”
Transfiguração irá contar com algumas das icónicas peças da artista plástica portuguesa e decorrerá de 29 de Maio a 27 de Setembro.
No Porto, uma exposição de luz e sombra, fixação e movimento, revelações e ocultações.
As distinções do ramo português da Associação Internacional de Críticos de Arte foram atribuídas por unanimidade.
Primeiro relatório da Gallery Climate Coalition indica que os membros da organização já reduziram 25% da sua pegada ambiental. Objectivo é cortar pelo menos pela metade, até 2030.
Até ao final de Fevereiro, a exposição Diálogos junta 175 peças de dois importantes museus nacionais. É a primeira vez que algumas delas são exibidas fora da Gulbenkian.
O teatro em Kiev não se dedica a fazer propaganda sectária. Por que o faria? É político por defeito: porque acontece e não está banido, como em todas as cidades já ocupadas pela Rússia.
Ocorreu um erro aqui, ui ui