Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Os EUA são, de longe, o maior mercado para os principais fabricantes de bebidas espirituosas entre os países ocidentais e a maioria dos produtores europeus de vinho e bebidas espirituosas.
Com a mudança de hábitos e os custos de produção a subir, a histórica indústria da cerveja na Alemanha está em crise. Há cervejeiras centenárias a fechar e o consumo caiu 30% em duas décadas.
O Festival de Cerveja Artesanal volta a correr: são mais de 70 variedades para provar. Um Beer Garden no parque, com música, petiscos e animação. De 7 a 9 de de Agosto.
O festival Curtas Vila do Conde, a música de Ennio Morricone, os acordeões do Folefest, uma exposição sobre o surrealismo, Retrogaming e o Silves Beer Fest.
A capital do Rio Grande do Sul exige tempo para ser descoberta. Entre churrascos e passeios no lago Guaíba, desvendamos-lhe as origens açorianas e brindamos com vinhos de garagem.
Há Festa na Quinta de Egas Moniz, no ArtBeerFest e no EA Live, um Mosaico ao centro, Troianas de Renata Portas e a Festa Templária de Tomar.
Há uma década que a Barona Brewing Company mata a sede da população de Castelo de Vide, mas também de Lisboa, do Porto ou do Algarve. Fomos conhecer o bar onde servem e a fábrica onde fazem a cerveja.
As macieiras são as últimas testemunhas da cultura sidreira em Portugal. Nos últimos anos um punhado de produtores tem vindo a ressuscitar a tradição. É a revolução da sidra artesanal.
A reboque do sucesso da Athletic Brewing Company e da redução do consumo de álcool pelas gerações mais novas, muitos produtores tiraram o álcool às suas cervejas. O futuro do sector passa por aqui.
Cheiram a vinho, têm pouco gás e exploram a ligação da acidez com as notas amargas. As grape ales foram criadas em Itália e harmonizam bem com um sem-número de pratos.
Há teatro no Festival de Almada e na Casa dos Pais, feiras do vinil e do Alvarinho, A Grande Fantochada, o Famalicão Beer Fest e animação à moda de Bang!
Na cerveja, três finos é a minha conta preferida. O primeiro é para ambientar a boca, o segundo para resolver a sede e o terceiro para a despedida.
Já não é só o vinho a fazer match com a comida e a cerveja vai ganhando terreno nas cartas dos restaurantes em Lisboa e no Porto.
Com particular atenção às notas artesanais, mas de copo estendido a outras variantes, eis algumas das festas de cerveja que aí vêm.
Provou a primeira cerveja por engano e a segunda por bazófia. Até que percebeu que a cerveja podia ser mais. Criou palcos, construiu pontes e, assim, fez a revolução da cerveja artesanal em Portugal.
Outras sugestões: o Crocodile Club de Mickaël de Oliveira, a dança de Francisco Camacho (novamente) inspirado por Jeff Wall e música nos Jardins do Marquês.
Ocorreu um erro aqui, ui ui