Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Editora online
No livro O Cérebro Ideológico, a neurocientista e psicóloga política Leor Zmigrod tenta perceber porque é que as pessoas se radicalizam e qual o papel do cérebro nesse processo.
Em Utopia Profunda, o filósofo sueco Nick Bostrom apresenta-se como um “fatalista moderado” no que diz respeito ao caminho que a inteligência artificial nos pode forçar a seguir.
Com todos os mandatos do território nacional atribuídos (faltam os círculos da emigração), a AD venceu com 32,7% dos votos e elegeu 89 deputados. PS e Chega empatam em número de mandatos: 58.
Viu os debates, conhece os partidos e os protagonistas. Mas sabe o que defendem? Vá a um encontro às cegas no nosso dating eleitoral e descubra o que têm para lhe propor.
A urna do Papa Francisco já está na Basílica de Santa Maria Maior, onde o pontífice escolheu ser sepultado. A partir de amanhã, pode ser visitada.
Alexandre Troufanov, Sagui Dekel-Chen e Iair Horn regressaram a casa esta manhã. Mais de 360 palestinianos detidos por Israel também já foram libertados. Troca de reféns decorreu como previsto.
Cerca de 40% dos imigrantes com formação superior estão sobrequalificados para as funções que desempenham, valor que desce para 27% no caso dos nascidos em Portugal.
Shergili Farjiani, georgiano de 40 anos, foi recapturado na tarde desta terça-feira em Pádua, Itália. Esteve fugido por três meses.
O autor de A Armadilha Identitária crê que “a Europa tem a vantagem de poder olhar para a forma como ideias [identitárias] se desenrolaram nos EUA de forma crítica, antes de as adoptar”.
Israel bombardeou os subúrbios a sul de Beirute e anunciou novos ataques contra o Hezbollah. Líder supremo do Irão incita muçulmanos para guerra contra Israel “com todos os meios que tenham”.
Rui Pena Pires não acredita que nova medida venha a ter “uma grande eficácia prática”. “Dificilmente a Alemanha consegue isolar-se hoje e criar uma espécie de cortina de ferro”, explica o sociólogo.
Um “curso de iniciação” à teoria literária que vai buscar exemplos de Holllywood para contar a história da narrativa? Foi isso que Alice Zeniter fez no ensaio Eu Sou Uma Rapariga sem História.
Para operacionalizar a resistência antifascista, muitos homens e mulheres passaram à clandestinidade e assim viveram um ou mais períodos da sua vida.
Oiça o segundo episódio do podcast Clandestinos, uma série de histórias de pessoas a quem o 25 de Abril devolveu a liberdade mas também o próprio nome.
No início da noite o PSD cantou vitória e o PS admitia liderar a oposição, mas a disputa está ombro a ombro. Apesar do não do PSD, Ventura insiste: “maioria é AD e Chega”.
São precisos muitos cálculos para fazer o Dating eleitoral, que relaciona as mais de 5 mil medidas dos programas políticos e a compatibilidade do leitor. Conheça a metodologia usada.
O que pensa sobre as medidas dos programas dos principais partidos? Num primeiro encontro pode avaliar 40 medidas aleatórias. Mas há mais de cinco mil à disposição. Vai um segundo encontro?
O autor do livro Os Delirantes Anos 90 dedicou-se a estudar a “década do pré-pós-tudo”, que baliza entre a queda do Muro de Berlim e os ataques do 11 de Setembro.
PSP estima pelo menos oito mil manifestantes nos protestos pela habitação e clima no Porto. Presidente da República anunciou que já promulgou a lei da habitação que havia vetado.
No livro Senciência – A invenção da consciência, o psicólogo teórico aventura-se numa autobiografia científica. São 50 anos a estudar a evolução da inteligência e da consciência.
Ocorreu um erro aqui, ui ui