Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Jornalista
Neste episódio, Maria do Céu Lopes, jornalista da secção de Política, junta-se a Sónia Sapage, David Santiago e São José Almeida para discutir os temas da semana.
No âmbito do plano para uma gestão mais eficaz da água que está ainda em fase de preparação, prevê-se a construção de três novas barragens, no Baixo Vouga, no Mondego e em Alportel.
Socialistas recuam no voto contra à descida transversal do IRC para 20% depois de o PSD ter ameaçado forçar a descida do imposto sobre as empresas em dois pontos, o que teria apoio do Chega.
O Presidente da República endureceu o tom ao exigir responsabilidades “administrativas e políticas” em relação às mortes que poderão ter sido causadas pelos atrasos do INEM.
No podcast desta semana, a editora da secção de Sociedade, Gina Pereira, junta-se à conversa com Sónia Sapage, David Santiago e São José Almeida.
De acordo com o balanço a que o PÚBLICO teve acesso, o INEM tinha, no final de 2023, um saldo de tesouraria por gastar superior a 48 milhões de euros.
Documento da PGR, a que o PÚBLICO teve acesso, dissipa dúvidas sobre se presidentes de junta podem votar em causa própria. “Identifico-me com as conclusões deste parecer”, diz Manuel Castro Almeida.
Uma conversa enre Sónia Sapage, São José Almeida e David Santiago sobre política, com orçamento e sondagens à mistura.
O Conselho de Ministros aprova esta terça-feira mudanças às leis orgânicas do Governo e das CCDR para que cada comissão passe a ter um vice-presidente para a Agricultura.
A descida transversal da taxa de IRC foi uma das linhas vermelhas traçadas por Pedro Nuno. Diálogo entre Governo e PS sobre a matéria terminou sem acordo. Descida fica dependente de voto do Chega.
Neste episódio gravado a 24 de Outubro de 2024, a conversa foi marcada pelo congresso do PSD e o caso de Odair Moniz.
Partindo da ideia de que o Governo da AD está concentrado em “olhar para a frente”, o primeiro-ministro encerrou o 42.º Congresso do PSD com o anúncio de “sete novas decisões”.
O primeiro dia de congresso procurou mostrar o PSD e o Governo como referências de estabilidade e aposta no país em contraponto com a estagnação deixada pelo PS.
Sociais-democratas reúnem-se em Braga, mais de 10 anos depois da última reunião magna com o PSD no Governo. Luís Montenegro fez questão de salientar diferenças face à governação socialista
O presidente do Governo da Madeira vai falar com o homólogo açoriano no Congresso do PSD para, em nome da solidariedade insular, conseguirem ganhos de causa para os arquipélagos.
David Santiago, editor de Política do PÚBLICO, analisa a decisão de Pedro Nuno Santos neste P24.
Em Julho de 2023, o TC já tinha invalidado a convocatória da V Convenção do Chega. Eleição dos órgãos – incluindo a do presidente André Ventura –, em Janeiro do ano passado, foi invalidada.
O Poder Público analisa a semana política marcada pela apresentação do Orçamento do Estado para 2025.
PS reúne Comissão Política no início da próxima semana para decidir sentido de voto no Orçamento do Estado. Chega e PAN anunciam voto contra o Orçamento do Estado para o próximo ano.
Numa conferência de imprensa na sede do partido, o líder do Chega acusou o Governo de não ter negociado o Orçamento à direita e de o ter feito com o PS.
Ocorreu um erro aqui, ui ui