Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Em duas estações sísmicas da capital, a actividade no dia da greve geral foi inferior à dos dias úteis. No Barreiro, o ruído sísmico foi ainda menor do que nos feriados e no fim-de-semana anterior.
Mais do que o fascista dogmático que a esquerda imagina, Ventura é um oportunista pós-ideológico com uma raríssima intuição e faz da instrumentalização do ressentimento o seu único programa político.
Ministra do Trabalho reúne-se nesta terça-feira com a UGT. Central sindical diz que só pode apresentar novas propostas quando conhecer traves mestras do Governo.
O líder do PCP vê na greve geral um sinal de “isolamento” do Governo e de crescimento da “frente social de luta para o derrotar”. E acusa o Chega de dar uma “cambalhota” sobre o pacote laboral.
Rosário Palma Ramalho desafia a UGT a reagir às alterações que o Governo já aceitou fazer no anteprojecto. E diz que a aproximação tem de ser dos dois lados.
André Ventura estaria disposto a “flexibilizar” a legislação laboral para “evitar que permanecesse nos anos 70” (como disse) se percebesse que o pacote laboral não causava grande alergia nas massas.
Montenegro procura o conflito com aqueles que obstaculizam a “modernização” do país ao oporem-se a leis que procuram a “valorização da economia”.
Na aflitiva possibilidade de não se poder noticiar o dia de greve ao longo do dia de greve por causa do dia de greve, era preciso noticiar o dia de greve no dia anterior ao dia de greve.
Estavam previstos 1121 voos para 11 de Dezembro, mas realizaram-se só 440, incluindo alguns não previstos, como voos de emergência. Mais de 20 companhias aéreas estrangeiras com operação alterada.
Nas anteriores greves gerais que juntaram CGTP e UGT, houve resultados concretos, garantem os ex-líderes das duas centrais, Arménio Carlos e Carlos Silva.
Teremos de esperar para perceber se as negociações desta legislação laboral na concertação social vão permitir um acordo com a UGT.
O debate não pode esgotar-se no dia de greve. A mobilização revelou o entendimento, transversal, de que não podemos aceitar retrocessos que agravam a assimetria entre trabalhadores e empregadores.
Classificar de “inexpressiva” uma greve geral que, queiram ou não, teve realmente significado e expressão é de uma inesquecível indigência política.
Nós vivemos no século XXI com um discurso sindical do século XIX.
Impacto da greve geral continua a ser relativizado pelos membros do Governo. A mensagem transversal é de que a “esmagadora maioria” dos trabalhadores se apresentou ao serviço.
No dia seguinte à paralisação, os governantes continuam a relativizar os impactos da paralisação.
Um dia depois da greve geral, o Ministério do Trabalho convocou a UGT para retomar a discussão do pacote laboral. Estrutura diz que está nas mãos do Governo negociar “sem traves mestras imutáveis”.
Encontro marcado pelo Ministério do Trabalho está previsto para a próxima terça-feira, 16 de Dezembro.
Não nos iludamos: este pacote laboral e a atitude que o Governo tem assumido na sua defesa são à medida destes novos tempos políticos.
Ocorreu um erro aqui, ui ui