Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Gritam por liberdade e justiça, mas perpetuam a opressão da praxe. A geração universitária vive a maior hipocrisia: exigir respeito enquanto impõe humilhação aos seus iguais em nome da tradição.
Rachei a cabeça de um colega com uma pedra atirada com a força da justiça, a mãe zangou-se comigo, não se bate numa pessoa por causa de um cão, mas eu gostava mais do Zé do que de toda a família.
Entre a inteligência artificial no bolso e computadores que mal abrem o navegador, a escola continua presa a 2010. Oito ministros depois, ainda se pede inovação com equipamentos obsoletos.
O voluntariado juvenil não falha por falta de jovens, mas por falta de estruturas que aproveitem o seu capital humano. É aí que está o salto que falta.
Frequentar o ensino superior não é um privilégio no sentido de luxo: é uma etapa decisiva para a mobilidade social, empregabilidade e ganhos económicos futuros.
Agosto pode ter sido o pico da silly season, mas foi também quando a Vinted, plataforma de venda em 2.ª mão, fez headlines pelos piores motivos. Estará na hora da despedida, à boleia do assédio e IA?
Que pássaro é esse, meu amor?, desde quando é que dormes com aves debaixo da almofada?
Reconhecer o papel dos animais na sociedade e respeitar os seus direitos é respeitar e aprofundar a defesa dos direitos humanos extensíveis à natureza e ao ambiente.
Enquanto estudante deslocado em Lisboa (privilégio, como temos visto), voltar ao Algarve (outro privilégio) é uma pausa do alvoroço de uma capital. Mas sair de casa em Agosto? Difícil.
Num mundo repleto de possibilidades, cresce o vazio, a apatia e a sensação de que perdemos o controlo da nossa própria realidade. Mas não tem de ser assim.
Entre disputas ideológicas e acusações de revisionismo, a nova Comissão Comemorativa do 25 de Novembro deixa no ar uma dúvida central: porque receia o governo a voz dos historiadores?
Faria hoje 110 anos. Faleceu há 43 anos mas ainda hoje é adorada pela sua vasta legião de fãs, onde eu me incluo.
Num mundo que faz vénias à produtividade, demasiado focado no desempenho e no sucesso, mostrarmo-nos assumidamente cansados pode ser uma forma de revolta, uma recusa às máscaras da energia constante.
Não precisamos de heroísmo de circunstância nem de aventureiros de verão. Bastam líderes eficazes e meios adequados.
Dá vontade de rir quando vemos as mulheres de agora a querer ensinar as de antigamente.
O Japão incorpora a pegada ecológica dos animais de estimação nas suas políticas ambientais, partindo do reconhecimento de que o impacto de um único animal pode ser comparável ao de uma pessoa.
O acesso ao ensino superior registou o número mais baixo desde 2016, revelando um sistema desigual. Dos exames nacionais à propina e alojamento, porque é que há menos estudantes nas universidades?
Ocorreu um erro aqui, ui ui