Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
A análise e os números da última sondagem antes das eleições presidenciais são para se conhecer no Soundbite, com Ana Sá Lopes, Helena Pereira e Ruben Martins.
Entre o eleitorado que votou em Cotrim, Gouveia e Melo e Mendes, 47% apontam agora uma disputa entre “moderados e extremistas”, enquanto 20% vêem uma oposição entre “democratas e não democratas”.
Com a campanha da segunda volta em curso e num período marcado pela tempestade Kristin, Ventura recuperou seis pontos, mas continua muito aquém de Seguro.
Neste Soundbite conheça os números e ouça a análise à sondagem PÚBLICO/RTP/Antena 1.
A “preferência” dos eleitores por António José Seguro é “largamente maioritária”, sendo que 87% dos seus votantes dizem não haver qualquer probabilidade de mudarem de ideias até à segunda volta.
Sondagem do Cesop mostra que 25% a 30% dos potenciais votos de Gouveia e Melo e Marques Mendes foram para Seguro e Ventura. Na última semana Cotrim perdeu 20% dos eleitores que tencionavam votar nele.
Sondagem da Católica mostra que António José Seguro vence com 70% e consegue ir buscar mais de metade dos votos que Cotrim Figueiredo, Gouveia e Melo e Marques Mendes obtiveram na primeira volta.
Dissemos no início desta viagem que iríamos sempre tentar traduzir o significado das probabilidades, por isso aqui vai: em quatro de cinco realidades alternativas, André Ventura está na segunda volta.
O candidato a Belém apoia-se na sua experiência em “resolver problemas”, “moderação” e “independência” face aos partidos para tentar combater o voto em Ventura e Seguro.
Para falarmos sobre a campanha e possíveis resultados das eleições, convidamos David Santiago, editor da secção de Política do PÚBLICO.
Cotrim de Figueiredo ocupa agora o terceiro lugar. Marques Mendes e Gouveia e Melo caíram e estão empatados na quarta posição.
André Ventura, António José Seguro e João Cotrim de Figueiredo são os três candidatos com mais probabilidades de passarem à segunda volta das eleições presidenciais.
Metade dos eleitores que já decidiram o seu voto ainda admite mudar. Os mais voláteis são os votantes de Cotrim, Catarina e Pinto. Ventura e Filipe têm o eleitorado mais fiel.
Mendes e Melo registam maiores quedas e surgem em 4.º lugar na sondagem da Católica. Cotrim “pesca” quase tantas intenções de voto da AD como Mendes. Seguro mais bem posicionado na segunda volta.
Contamos com a participação neste episódio de Paulo Alexandre Pereira, professor do departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
As pessoas com menos rendimentos e de esquerda são mais pessimistas face ao futuro, ao passo que os jovens mostram-se menos negativos sobre 2026.
Apresenta-se como como independente e anti-partidos, mas é acusado de mudar de ideias. De acordo com uma sondagem, a maioria dos eleitores não percebe a ideologia de Gouveia e Melo.
A um mês das presidenciais, cinco candidatos estão separados por menos de seis pontos. Mendes, Seguro e Ventura em empate técnico, com Gouveia e Melo em queda e Cotrim quase a par. Indecisos aumentam.
Nova sondagem do ICS/Iscte mantém Ventura, Mendes e Melo em empate técnico, apesar de todos terem perdido força no último mês.
Ocorreu um erro aqui, ui ui