Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
No ano em que mais mulheres foram distinguidas, os Prémios Mesa Marcada 2025 são liderados pelo Ocean e por José Avillez, nas categorias de melhor restaurante e chef. Tati ganha o prémio Mesa Diária.
Começou no WhatsApp há cinco anos e está quase a estrear-se em Madrid, diz o fundador, Álvaro Meyer. Em Portugal, foca-se em restaurantes de topo de Lisboa e Cascais e quer chegar a mais cidades.
É a sandes mais famosa do Porto, mas também em Lisboa é muito apreciada, tanto que a chef Marlene Vieira lhe dedica uma semana. O molho é o segredo do seu sucesso nas suas diferentes versões.
É um dos maiores nomes da gastronomia italiana e mundial. Nas Dolomitas, Norbert Niederkofler aprendeu a olhar para as montanhas com respeito e a cozinhar com esse limite.
Para quem gosta mesmo de bacalhau sem espinhas, uma patanisca é um bom naco de bacalhau que se pingou em ovo e farinha. (Extra: a receita das Pataniscas da Armanda)
Em 1994, quando em Portugal os políticos que mentiam e insultavam ainda eram obrigados a demitir-se, e também não havia o sainete que há hoje em torno do vinho, fui a Vila Grande.
Os proprietários do restaurante arménio Ararate querem, neste novo espaço, continuar a dar a conhecer a gastronomia da Rota da Seda, do plov preparado no kazan, aos manti e às shurpas.
A 10 de Março, a Gala do Guia Michelin quer ser uma festa da gastronomia e dos produtos da ilha. O Savoy Palace vai receber mais de 500 convidados, com Daniela Ruah a apresentar e Napa a dar música.
Foi para o Japão há mais de uma década para aprender “cozinha japonesa autêntica”. Hoje, Ricardo Komori tem um restaurante em Miyazy, Quioto, que figura no prestigiado guia Gault et Millau.
Riqueza do mundo rural, o fumeiro marca a agenda destes meses de Inverno e faz as honras à mesa e fora dela.
Como os chefs e grupos de restaurantes portugueses transformam refeições em experiências únicas que têm em consideração todos os sentidos.
O The Washington Post perguntou a uma série de viajantes profissionais para nomear as melhores refeições feitas no ar. Conheça-as.
A poucos metros do Elevador da Bica, a Bike Bakery virou ponto de peregrinação para quem procura pão de fermentação natural, feito com farinha de Alenquer e 36 horas de tempo.
De sinônimos, como a alcatra, a cortes exclusivos, como o cupim, o universo das carnes tem dicionário próprio entre Brasil e Portugal.
O projecto “O Último Bolo de Arroz de Lisboa” convida a mapear estes espaços da cidade para promovê-los e sensibilizar para a sua protecção: “Fazem da cidade um lugar com alma”.
Levou anos para chegar à conclusão a que cheguei no sábado, ao deliciar-me com aquela dourada: o peixe das águas portuguesas está cada vez melhor.
Estratégia, inovação e adaptação marcam o percurso de Jéssica Piroutek e de seu marido, Albert Dantas, que apostam em hambúrgueres inspirados no sanduíche de rua brasileiro.
Com carreira consolidada no Brasil, o chef dinamarquês fala de política gastronômica, Amazônia e da Lisboa que o acolhe.
Não é só paladar que nos ajuda a saborear o que comemos. A visão, o olfacto, o tacto e a audição também contam. Comer é uma experiência multissensorial que começa muito antes de nos sentarmos à mesa.
Ocorreu um erro aqui, ui ui