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Muitas vezes esquecidas ou ensombradas pela obra de homens, estas mulheres afirmaram-se como autoras a fazer fotografia. Um projecto recupera os seus nomes e volta agora a expor três delas.
Pierpaolo Mittica fotografa Tchernobil há mais de 20 anos. Em Braga, a exposição Chernobyl: 40 Years After traça o retrato da região contaminada antes e depois da guerra na Ucrânia.
Na Ucrânia, a violência do presente é um prolongamento da violência do passado. Há imagens que descartamos, outras que optamos por guardar. Na Ucrânia, como em Gaza, joga-se o nosso futuro.
Stefanos Paikos visitou Mbeubeuss, a maior lixeira a céu aberto de África Ocidental, e trouxe o retrato de quem trabalha arduamente em prol de um sonho: o de chegar à Europa. Em exposição em Braga.
A artista e fotógrafa inaugura nesta quinta-feira Coisas Vivas — (E o Desletramento pela Pedra), em Lisboa. Na semana que vem, ela estará na Madeira para a mostra Realismo Fantástico.
Daniel Mattar e Adriano Fagundes criaram a mostra Retratos, em que as pessoas fotografadas contam um pouco sobre elas a partir dos discos que ouvem e dos livros que leem.
Percurso sonoro Onde (não) Estavam Elas? explora a ausência da mulher nos arquivos institucionais, confrontando a cidade com as histórias que nela ficaram perdidas.
Sérgio Mah, um dos mais conceituados curadores da sua geração e actual director-adjunto do MAAT, sucede a Benjamim Weil e entrará em funções em Maio de 2026.
A pedido do PÚBLICO, quando passam dois anos sobre os ataques de 7 de Outubro e do início da guerra em Gaza, a escritora e curadora luso-palestiniana Shahd Wadi criou um poema inédito.
Bird Photographer of the Year já revelou os vencedores da edição de 2025. A fotografia que mostra um pássaro a voar diante de um eclipse solar total valeu a Liron Gersman o título de Fotógrafo do Ano.
O contraste entre últimos raios de sol e uma tempestade a formar-se sobre a serra do Gerês valeu a Ricardo Moura um dos prémios do Iris – Festival de Imagem de Natureza do Gerês.
As populações de Seixoso e Covas do Barroso mantêm oposição à exploração de lítio por empresa estrangeira. A série fotográfica de Mauro Silva, em exposição em Guimarães, denuncia "prática neocolonial".
Jonk, especializado em fotografia de ruínas e lugares abandonados, lança em Outubro um novo livro, agora com enfoque nos detalhes. "Existem objectos nesses lugares que são capazes de contar histórias.”
Em 2018, a Grécia viveu o incêndio mais letal da sua história. Katerina Angelopoulou sobreviveu e criou The Fumes of Mars, o livro que ensina aos países do Mediterrâneo “uma lição violenta”.
Depois de recomeços polémicos, o Centro de Arte Moderna Gulbenkian voltou a dar-nos uma exposição que representa bem a sua colecção.
Depois do doutoramento em Biologia, Mário Cunha trocou a secretária pela fotografia de paisagem. Das viagens às montanhas e bosques dos Picos da Europa nasceu o livro Barbas del Diablo.
Júri constituído pelo director do Museu de Serralves, Philippe Vergne, e pelos curadores Inês Grosso e Ricardo Nicolau destacou o “carácter documental, afectivo e experimental” da obra.
Sob o mote “Manifestação de Interesse”, Vítor Nieves, o director artístico da 35.ª edição dos Encontros da Imagem, colocou o festival a olhar para dentro – para o seu passado, presente e futuro.
Medida decorre de um decreto presidencial de Março que ordena a supressão de informação que “menospreze” aqueles que a Casa Branca considera os “americanos históricos”: a população branca cristã.
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