Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Psicóloga clínica com especialidade avançada em Psicoterapia, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e directora do Psiquilibrios, em Braga
Cuidar, brincar, passear ou interagir com os animais ajuda a relaxar e a aliviar o stress, sem contar no carinho que eles são capazes de dar.
A tristeza, a raiva, a ansiedade, o medo, a culpa, entre outras, são tão necessários e legítimos quanto a alegria, o amor e a gratidão.
Não se trata de proibir e ponto, longe disso, mas de repensar o que não está a funcionar e não traz bem-estar.
As férias têm o potencial de criar vínculos poderosos entre pais e filhos, desde que os bons momentos não sejam armadilhados com tentativas de saber o que se passa em casa do outro progenitor.
Vários estudos encontraram correlações positivas entre o número excessivo de horas diárias nas redes sociais e sintomas de depressão/ansiedade e dependência, especialmente no início da adolescência.
As crianças portuguesas continuam com pouco tempo livre para brincarem e os pais com dificuldade em conciliar o trabalho e a disponibilidade para a família afim de acompanhar o crescimento dos filhos.
Não sendo a criança desprovida de experiência sensorial, o seu corpo reage aos estímulos que vê ao imitar os adultos, despertando-a para uma sexualização inadequada para o seu nível de desenvolvimento
Os pais precisam interessar-se pelos filhos — não apenas através de perguntas superficiais, “Está tudo bem”, “Como estão as tuas notas?”, pior, “Se precisares de alguma coisa, diz”.
É esperado que os adolescentes tenham uma gíria própria, não sendo esperado o uso de uma linguagem codificada para passar mensagens com cariz violento ou preconceituoso, sem que os adultos percebam.
Nem sempre as dificuldades emocionais e comportamentais são fases transitórias do desenvolvimento normal, podendo representar a vivência de situações adversas que geram grandes prejuízos funcionais.
Muitos acontecimentos permanecem encobertos pela velha desculpa da manifestação de amor, que deve ser totalmente rejeitada.
Ao longo do tempo, a investigação sobre os efeitos do tratamento tornou-se mais rigorosa e precisa, documentando com clareza as técnicas mais adequadas para cada problemática.
O burnout parental difere do cansaço e do stress normais do dia-a-dia e gera o sentimento de que se é um péssimo pai/mãe, em comparação com o que era antes.
Sejamos sinceros, o Natal não seria mágico sem aquele momento clássico: comprar algo totalmente inútil, repetindo a ideia já identificada de que sentimos a obrigação de dar alguma coisa.
Não queremos que nos digam para sermos fortes, precisamos apenas de abraços. Nada de dizer “foi melhor assim” ou “vai passar” — a dor do luto não desaparece com um estalar de dedos.
Perante o descontentamento, manter ou romper um vínculo exige movimento. A mudança pode seguir caminhos distintos, sendo um deles a reconstrução conjugal, outro, a separação.
Tem razão Milton Nascimento ao cantar “amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito mesmo que o tempo e a distância digam não”.
Um animal bem tratado é fiel, companheiro, carinhoso e tem o potencial de ajudar a reduzir a solidão, a depressão ligeira e o stress.
É devastador quando percebemos que um jovem não se sentiu à vontade, receou não obter ajuda ou teve vergonha de pedir, optando por acabar com a vida.
No âmbito da prevenção, promoção e protecção da saúde, o foco deve ser direccionado à promoção de práticas psicológicas ajustadas às dificuldades e desafios pessoais e sociais que as pessoas enfrentam
Ocorreu um erro aqui, ui ui