Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Reuters
Este atlas traça o desenvolvimento do cérebro em humanos e ratinhos e poderá ajudar os cientistas a combater doenças relacionadas com o cérebro, como a esquizofrenia e o autismo
Dois exemplares de hadrossauros encontrados nos Estados Unidos mostram que a espécie Edmontossaurus teria cascos, como cavalos e vacas. Terá sido o primeiro vertebrado terrestre a ter cascos.
A dieta dos chimpanzés selvagens envolve fruta madura, por vezes já em fermentação natural. Um novo estudo mostra que esse consumo inusitado de álcool equivale a duas ou três cervejas por dia.
A explicação mais plausível dos cientistas da NASA é que a presença de dois minerais seja indicadora da existência de micróbios. Mas não é a única hipótese.
Os cientistas sublinham que são necessárias mais observações, mas esta é a segunda vez que este planeta fora do nosso sistema solar “envia” indícios de ter organismos vivos.
Os fósseis do dinossauro Duonychus foram descobertos no deserto de Gobi, na Mongólia. Tinha dois dedos em cada mão, com grandes garras curvas.
A erupção soterrou as antigas cidades de Pompeia e Herculano, onde as vítimas ficaram preservadas como estavam na altura da morte. Esta é a história do que aconteceu a um homem exposto a grande calor.
O fundo das crateras nos polares da Lua pode albergar gelo. Ora a água é um recurso vital para futuros astronautas na Lua, por isso a NASA lançou a sonda Lunar Trailblazer.
A detecção de um neutrino ultra-energético ocorreu a 3450 metros de profundidade, no Mediterrâneo. Trata-se de um único neutrino e a sua energia é “excepcional”.
Local sugerido pelos investigadores abrange as actuais regiões do deserto do Sara e da floresta amazónica, agora separadas por milhares de quilómetros e um oceano.
Ao fim de dois anos de observações, dados do telescópio espacial James Webb revelam que o Universo está a expandir-se 8% mais depressa do que o previsto.
Milhares de cientistas contribuíram para mapear o desenvolvimento do esqueleto no primeiro trimestre de gravidez. Este atlas das células humanas é um guia para aprendermos como se constrói o corpo.
Equipa internacional de cientistas observou galáxias e os seus núcleos luminosos de há 11 mil milhões de anos, quando o Universo (hoje com 13.800 milhões de anos) ainda era muito jovem.
Uma nova espécie de pterossauro, a Skiphosoura bavarica, foi agora identificada e veio preencher uma lacuna na compreensão da evolução destes répteis voadores.
Há 3260 milhões de anos aterrou no nosso planeta um meteorito gigantesco: teria um diâmetro estimado entre 37 e 58 quilómetros. Uma equipa de geólogos traz novos dados sobre esse cataclismo.
O Evereste continua a crescer e uma equipa internacional um mecanismo geofísico de explicação para o fenómeno, num artigo científico agora publicado.
Exames ao cérebro registaram uma queda de 4% no volume da massa cinzenta, mas não é claro que tal seja negativo. Também se registou o aumento da integridade estrutural da substância branca do cérebro.
O genoma do peixe pulmonado Lepidosiren paradoxa possui cerca de 30 vezes o tamanho do genoma humano.
O asteróide ter-se-á formado no sistema solar exterior e depois terá provavelmente migrado para o interior, para se tornar parte da cintura principal de asteróides entre Marte e Júpiter.
Ocorreu um erro aqui, ui ui