Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Especialista em políticas públicas e ex-secretário de Estado da Justiça
Quando há continuidade e transparência na implementação de políticas, a confiança nos serviços públicos aumenta. Em Portugal, contudo, perpetua-se a relação instável entre governo e gestão pública.
Em dois anos e meio, em 153 concelhos, já foram identificadas quase tantas propriedades (2,3 milhões) como todo o conjunto de matrizes do cadastro anteriormente existente, que demorou... 100 anos!
Se o cenário político português tivesse marcas de redes sociais, o Chega seria o TikTok, a IL o LinkedIn. E o PS e o PSD disputariam as redes onde todos estão. Esta abordagem já não é suficiente.
Para tantos problemas, a solução que esperávamos já está aqui. Estamos a viver uma transformação digital com tal impacto que desconhecemos o seu alcance. E parece que por vezes a queremos minimizar.
Em Portugal temos de saber acompanhar o passo. Não basta transpor as regras europeias ou demorar vários anos a definir estratégias que ficarão datadas.
Em Portugal, estão em curso diversas iniciativas de transformação da Justiça que utilizam tecnologia de Inteligência Artificial.
Estamos mais perto de concretizar uma reforma que vai revolucionar a propriedade em Portugal e que começa com a participação dos cidadãos.
Ocorreu um erro aqui, ui ui