Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Jornalista
Dalila Rodrigues tomou posse há um ano. Começou o seu mandato com duras críticas à reforma de Adão e Silva, mas esta mantém-se quase intocada. Salvo o Acesso 52, deixa poucas medidas de relevo.
Camões 500 é inaugurada esta quinta-feira na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, que apresentará também a sua restante programação para as comemorações do quinto centenário do poeta.
Autora de uma obra profundamente original, nunca se livrou do rótulo de “poetisa pop”, mas o grande motor da sua escrita foi sempre o sofrimento. Morreu esta segunda-feira, aos 64 anos.
Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, que assinava com o pseudónimo Adília Lopes, morreu esta segunda-feira, aos 64 anos, no Hospital de São José, em Lisboa, onde estava internada.
Renascido das cinzas, o icónico monumento vai centrar este fim-de-semana as atenções do mundo, com 50 chefes de Estado reunidos em Paris para testemunhar a sua milagrosa (e laboriosa) ressurreição.
Numa carta à Comissão Europeia, lamentam interferência política, sublinham que a saída da equipa original terá impacto noutras capitais da cultura e sugerem a não atribuição do prémio Melina Mercury.
Ladrões entraram aos tiros no Museu Hiéron, na Borgonha, e roubaram um grande número de jóias da monumental peça Via Vitae, um tesouro nacional que poderá valer mais de cinco milhões de euros.
Encenada por Maria João Vicente e co-produzida pelo Teatro Nacional São João e pelo Teatro do Bolhão, a obra-prima romântica de Camilo Castelo Branco sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto.
“Determinada, legitimada e preparada para levar por diante” o projecto da Capital Europeia da Cultura, Maria do Céu Ramos já avisou o Governo de que os 49 milhões de orçamento não são suficientes.
Autor de O Carteiro de Pablo Neruda, o romance que inspirou o muito premiado filme homónimo de 1994, morreu nesta terça-feira aos 83 anos.
Despesa do Estado com o sector cultural sobe 83,3 milhões de euros em comparação com a proposta do anterior Governo para 2024. E 121,6 milhões face àquilo que se estima vir a ser a execução real.
Programada pelo livreiro Miguel Carvalho, a edição inaugural leva este fim-de semana à Casa da Cultura de Coimbra bibliófilos como José Augusto Bernardes, Carlos Fiolhais ou Pacheco Pereira.
Peça que se estreia esta quinta-feira no Teatro Carlos Alberto reproduz em palco a euforia do processo revolucionário em curso e faz da própria melancolia de esquerda um tónico para novas lutas.
O camonista e antigo director da Biblioteca da Universidade de Coimbra substitui Rita Marnoto, que fora nomeada em Maio de 2021 e que relatou ao PÚBLICO as circunstâncias da sua saída.
No dia 1, os bilhetes grátis para a mostra de Kusama “esgotaram-se”, mas quem pagasse podia entrar. Fundação diz que reserva entradas para não residentes. PCP e BE vão levar assunto ao Parlamento.
A sua opinião era respeitada (e temida) no cinema, na música, no teatro. Dotado de uma memória enciclopédica, foi o crítico mais ecléctico da sua geração. E sem ele talvez não existisse o PÚBLICO.
Filha de emigrantes portugueses, deu voz (e que voz!) a alguns dos álbuns mais estranhos da música francesa. Compararam-na a Janis Joplin e a Nico. Morreu a 23 de Agosto, aos 82 anos.
Nos dois últimos fins-de-semana de Setembro, vai ser possível visitar 17 casas históricas dos concelhos de Ponte de Lima e Viana do Castelo. Uma experiência pioneira promovida pelo projecto Vinculum.
Prolongando as comemorações de 2023, a feira abre com um intenso fim-de-semana dedicado ao poeta, que finalmente terá a sua merecidíssima tília nos jardins do Palácio de Cristal.
Afluxo de visitantes estrangeiros aos museus, monumentos e palácios é visto como uma oportunidade, mas em alguns locais já se tornou também um problema. Diversificar visitas seria uma solução.
Ocorreu um erro aqui, ui ui