Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Economista
O défice do SNS, o impacto das políticas migratórias na Segurança Social, a vulnerabilidade do turismo e a incerteza na execução do PRR convergem para uma tempestade que ameaça as contas públicas.
Se os municípios não controlam as suas receitas, como poderão ser plenamente responsabilizados pelas suas decisões políticas?
A solidariedade dá lugar à competição interna, a subsidiariedade é substituída pela centralização e o princípio da coesão corre o risco de se tornar numa mera retórica institucional.
Embora o montante investido seja significativo e com potencial para impacto económico positivo, o atraso pode comprometer seriamente os benefícios esperados.
O Governo pretende ativar a cláusula de escape orçamental, que suspende as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Mas a cláusula é temporária e os compromissos com a NATO são duradouros.
A suspensão das tarifas de Trump não é sinónimo de reversão. Prolonga a incerteza, reduz o consumo, trava o investimento. A perceção de risco associada aos ativos norte-americanos mantém-se.
No relançamento europeu, a competitividade económica, o progresso tecnológico e a inclusão social deverão caminhar juntos.
Em tempos de mudança de direcção dos choques, do lado da procura para o lado da oferta, novas perspectivas ou estratégias nos mercados e nas análises, são urgentes.
Ocorreu um erro aqui, ui ui