Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Cronista, escritor e orador motivacional
Em Estarreja, de visita à biblioteca, descobri uma terra onde a força da comunidade e a história do arroz moldam uma identidade rica e singular.
No coração do Alentejo, visitei uma quinta de produção de ervas aromáticas onde nasceu Sal Verde, o livro que revela e celebra
Em São João da Pesqueira, no coração da região demarcada do Douro, conheci um produtor de vinho que lê filosofia e cita de cor poemas do avô.
No Museu do Pão, em Seia, homenageia-se o alimento mãe. Para aprender e provar, de preferência com queijo da Serra.
Na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, abrimos, como Alice, portas para um jardim inesquecível de infinitas descobertas.
Em Alvito, na Biblioteca Municipal Luís de Camões fui confrontado com uma pergunta tão intrigante quanto maravilhosa.
A relação mais longa da nossa vida exige manutenção contínua. Afinal, se não cuidarmos um do outro, quem cuidará?
Selecionei alguns trechos de quatro, que costurei nesta. Uma crónica escrita a dez mãos. Integro-a na Road Trip Literária por entender que encaixa no conceito ampliado do projeto.
O cancro da próstata é o mais comum nos homens, nos países ocidentais, e a terceira causa de morte. Em novembro, reforça-se a sensibilização para a importância do diagnóstico precoce.
E se as entidades competentes dessem um rosto a estes monstros? Se nos mostrassem as suas caras e dissessem os seus nomes? Era importante sabermos quem são e alertar as crianças.
Há duas semanas dei férias aos auscultadores. Voltei a ir para todo o lado com os ouvidos destapados, abertos ao mundo, pronto a ouvir, a sentir, a receber, a intuir, a acolher.
Uma criança que caminha sozinha pela rua com hematomas precisa de nós para existir numa sociedade que perde demasiado tempo com política e menos com a proteção.
A coberto das silvas, enquanto colhia amoras, observei. A senhora fez uma primeira tentativa de alçar a perna para alcançar o patamar, mas sentiu o peso da carga e não chegou ao topo.
Violência doméstica. Depoimentos? Poucos. As vítimas têm vergonha e medo. Os agressores até podem ir presos, mas regressam, amiúde para baterem e/ou matarem.
O muro é duro e os sentados contorcem-se de desconforto: põem-se de pé, sentam-se, chegam-se para trás e para a frente...
Comunidades estrangeiras de todo o mundo procuram amiúde a Biblioteca Municipal Florbela Espanca. “Talvez porque as bibliotecas são o primeiro acesso democrático ao sistema de cada lugar.”
Exemplo de organização e funcionalidade, a biblioteca de Esposende tem desempenhado um papel vital na comunidade, promovendo iniciativas fundamentais para a região.
Etelvina Araújo – Memória Maior, homenagem à bibliotecária que dirigiu e impulsionou, de 1993 a 2022, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, realizou-se a 17 de junho.
A Biblioteca Municipal Tomaz Figueiredo está integrada na Casa das Artes, que ocupa o edifício outrora conhecido como Casa do Terreiro ou do Conselheiro, um imóvel do século XVIII.
“A biblioteca é essencial para unir todas as classes e idades em Barcelos, oferecendo programas para crianças, adultos e seniores.”
Ocorreu um erro aqui, ui ui