Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Realizadora
Entre as muitas clivagens hoje existentes, destaca-se, no campo do socialismo democrático, a que divide os que (ainda) apoiam a Terceira Via e os que, como Mário Soares, sempre se lhe opuseram.
“O verdadeiro problema é que Israel escolheu a ocupação em vez da paz, e usou as negociações como uma cortina de fumo para avançar o seu projeto colonial. Todos os governos sabem desse simples facto.”
Pretender que existe secessão entre ajuda humanitária e política é como tentar separar o ar da respiração. E, no entanto, assistimos diariamente a esta ginástica moral.
Dois homens autoritários negoceiam entre si formas de humilhar o inimigo, forçando-o a escolher entre rendição e solução final. Trata-se, de facto e para vários efeitos, de um ápice civilizacional.
Redford parece ter conseguido ser um galã dourado — é sempre pôr do sol quando se olha para ele — sendo simultaneamente o primeiro a desconstruir conscientemente esse papel.
Os destruidores deste mundo vivem de acusar de “extremismo” ou “radicalismo” aqueles que defendem a igualdade inexorável dos seres humanos, a vida em comum, o respeito mútuo e os direitos de cidadania
O terrorismo estocástico não passa de uma forma de violência política que molda probabilidades sociais a partir do discurso de ódio.
As responsabilidades do jornalismo em contextos como Gaza não são técnicas – são éticas
Ao recusar o terreno tecnológico, a esquerda entregou-o inteiramente ao capital, que soube transformar a promessa de libertação do trabalho em intensificação da exploração.
A mim tem-me cabido a tarefa de escolher os policiais do verão, que acato com verdadeiro sentido de missão. Afinal, umas férias de sonho, não brotam do nada — preparam-se.
A direita anda assustada com a abertura que as sociedades democráticas proporcionaram e quer fechá-las, torná-las assépticas e de um só tom.
A primeira dama é talvez a única pessoa ao cimo da Terra que, à custa de muito treino, acede ao lado vulnerável que o marido esconde por detrás da sua arrogância.
“Todos nós temos testamentos guardados nos nossos telemóveis. Às vezes, à noite, falamos sobre como serão os nossos funerais, tentamos adivinhar quantas pessoas vão comparecer”.
Andamos desaguisados, sem paciência uns para os outros, intolerantes, competitivos, aborrecidos e híper críticos ou é impressão minha?
Hoje, não sei o que magoa mais, se o espetáculo da ascensão do neofascismo, se a complacência e a rendição das democracias europeias à trágica agenda do eixo Israel-EUA.
Algumas das críticas de Mafalda ao mundo dos adultos, como a tendência para resolverem conflitos à força das armas, seriam neste momento entendidas como uma forma infantil de antissemistismo.
Antes que seja tarde demais, a direita democrática tem de arregaçar as mangas contra o seu extremo, e, mal o comece a fazer, vai reparar que precisa de se aliar a todas as forças progressistas.
Uma pessoa que alimenta uma esperança terrena não concretizada é muitas vezes vista como imprudente e é mesmo confrontada com o seu insucesso
O sublime refere-se a algo que é tremendo, perigoso ou aterrador e que, no entanto, dá prazer porque é contemplado em segurança.
No momento em que P.N.S. diz que não vai ser candidato à liderança do partido senti que o percebia perfeitamente — naquele momento e em todos os outros momentos da sua vida política dos últimos anos.
Ocorreu um erro aqui, ui ui