Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Realizadora
Para Epicuro, a filosofia é pharmakon (remédio): serve para curar a alma dos seus medos infundados. E o maior desses medos é o da morte.
O fascismo não venceu apenas porque espancava socialistas, mas porque construiu identidade nacional num momento de humilhação, ordem no caos, pertença através de rituais e espetáculo.
Precisamos de escravos humanos reais — só que agora chamamos-lhes “ilegais”, “irregulares”, enquanto pretendemos que são eles os invasores.
As lições da campanha de Zohran Mamdani para a câmara de Nova Iorque são universais: da esquerda à direita, os materiais gráficos podiam e deviam deixar de ser elementos poluidores do espaço público.
Desejavelmente, um bom mestre é um construtor paciente de andaimes mentais que depois se podem retirar porque a estrutura já aguenta.
A preservação da distância em relação aos povos que vivem isolados mede a nossa capacidade de auto-regulação. Deixá-los existir sem contacto é impor limites à nossa própria expansão.
O Ocidente externalizou a produção industrial desejando ser “verde” enquanto alguém, ao longe, se sujava em seu lugar.
Paul Thomas Anderson escolheu gravar o seu último filme, Batalha Atrás de Batalha, em VistaVision e realizou um dos filmes mais volumétricos e impressivos do cinema atual.
Entre as muitas clivagens hoje existentes, destaca-se, no campo do socialismo democrático, a que divide os que (ainda) apoiam a Terceira Via e os que, como Mário Soares, sempre se lhe opuseram.
“O verdadeiro problema é que Israel escolheu a ocupação em vez da paz, e usou as negociações como uma cortina de fumo para avançar o seu projeto colonial. Todos os governos sabem desse simples facto.”
Pretender que existe secessão entre ajuda humanitária e política é como tentar separar o ar da respiração. E, no entanto, assistimos diariamente a esta ginástica moral.
Dois homens autoritários negoceiam entre si formas de humilhar o inimigo, forçando-o a escolher entre rendição e solução final. Trata-se, de facto e para vários efeitos, de um ápice civilizacional.
Redford parece ter conseguido ser um galã dourado — é sempre pôr do sol quando se olha para ele — sendo simultaneamente o primeiro a desconstruir conscientemente esse papel.
Os destruidores deste mundo vivem de acusar de “extremismo” ou “radicalismo” aqueles que defendem a igualdade inexorável dos seres humanos, a vida em comum, o respeito mútuo e os direitos de cidadania
O terrorismo estocástico não passa de uma forma de violência política que molda probabilidades sociais a partir do discurso de ódio.
As responsabilidades do jornalismo em contextos como Gaza não são técnicas – são éticas
Ao recusar o terreno tecnológico, a esquerda entregou-o inteiramente ao capital, que soube transformar a promessa de libertação do trabalho em intensificação da exploração.
A mim tem-me cabido a tarefa de escolher os policiais do verão, que acato com verdadeiro sentido de missão. Afinal, umas férias de sonho, não brotam do nada — preparam-se.
A direita anda assustada com a abertura que as sociedades democráticas proporcionaram e quer fechá-las, torná-las assépticas e de um só tom.
A primeira dama é talvez a única pessoa ao cimo da Terra que, à custa de muito treino, acede ao lado vulnerável que o marido esconde por detrás da sua arrogância.
Ocorreu um erro aqui, ui ui