Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Ex-director-geral de Política do Mar e administrador da empresa BlueOasis
O nosso país revela a vulnerabilidade a eventos meteorológicos extremos como a depressão Kristin. A adaptação às alterações climáticas é uma guerra para a qual ainda não estamos preparados.
A vasta área do Atlântico Norte sob jurisdição nacional constitui uma enorme riqueza económica e ambiental. Exercer soberania com eficácia numa área tão vasta exige meios avultados.
Um programa agressivo de recrutamento que ofereça vistos de residência a cientistas dos EUA, proporcionando-lhes um ambiente mais favorável para fazer investigação científica, pode ter sucesso.
Na Região Autónoma dos Açores, Portugal classificou a maior rede de áreas marinhas da Europa, e do Atlântico Norte, com 287.000 quilómetros quadrados.
A um custo inferior ao de operar um navio, podemos ter no oceano uma presença permanente de cientistas, militares, sensores, drones, sistemas de observação do espaço e todo o tipo de equipamentos.
O facto de esta criptomoeda depender maioritariamente de equipamento informático baseado em países com geração elétrica muito dependente de combustíveis fósseis, como a China ou a Rússia, sugere que o seu impacto climático é substancial.
Ocorreu um erro aqui, ui ui