Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Bioquímico e divulgador de ciência
José Augusto Matos, o convidado deste episódio, é astrónomo amador, divulgador incansável de ciência e investigador em história militar.
Num vídeo que circulou há uns meses, o influencer Gustavo Santos dizia que a quimioterapia é um tratamento “absolutamente ácido” e ineficaz. Desaconselhar a quimioterapia é uma irresponsabilidade.
Neste episódio, Patrícia Gonçalves fala do seu fascínio inicial pela Física, e do papel da ciência em áreas tão diversas como a saúde pública, a defesa e a política internacional.
Ao contrário das terapias alternativas, os tratamentos da medicina baseada na ciência resultam de contribuições sucessivas de várias equipas de investigação e têm-nos permitido viver com mais saúde.
O nosso convidado é Miguel Gonçalves, apaixonado divulgador de astronomia.
Há casos de publicações ideologicamente motivadas nas quais o processos de revisão por pares é substituído por um ritual de validação desprovido de qualquer sentido crítico.
Fique com 14 sugestões de livros de ciência para o Verão, todos de edição recente em português.
Os erros de percepção podem ter consequências graves para a nossa vida em sociedade. Um exemplo paradigmático foi o referendo do “Brexit”, que levou à saída do Reino Unido da União Europeia.
O nosso convidado é Henrique Leitão — físico de formação, historiador da ciência e uma das figuras mais destacadas na investigação sobre a ciência em Portugal dos séculos XVI e XVII.
O ambiente social e político que condiciona a ciência não surgiu com Trump — nem a inadmissibilidade de certas posições de académicos, levando à sua perseguição, é exclusiva da sua área política.
O nosso convidado é Bruno Soares Gonçalves — físico, director do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear em Lisboa e um dos mais destacados especialistas em fusão nuclear em Portugal.
O apagamento da evolução nos programas escolares portugueses é uma enorme lacuna. E a falta de cultura científica a que ele conduz tem inevitáveis consequências sociais e políticas.
Neste episódio abordámos vários aspectos das sondagens e da ascensão da extrema-direita na Europa.
O médico João Júlio Cerqueira, que administrava o site Scimed – Ciência baseada na evidência, foi processado por difamação pela médica “pela verdade” Margarida Oliveira. O tribunal absolveu-o.
A nossa convidada é a engenheira Mónica Amaral Ferreira, especialista em avaliação de risco sísmico e mitigação de desastres.
Um estudo com dados de mais de 2,5 milhões de pessoas, publicado na semana passada, concluiu que o incremento de dez gramas na ingestão alcoólica diária aumenta 3% o risco de cancro do pâncreas.
O nosso convidado é o físico brasileiro Ildeu de Castro Moreira, especialista em história e divulgação da Ciência.
Estreou-se na RTP1 a série documental Para além do Cérebro, sendo o título do primeiro episódio Ciência e espiritualidade. Por que razão a televisão pública deu este espaço à pseudociência?
O nosso convidado é Armando Vieira, interessado em aplicações de inteligência artificial, como força disruptiva nos negócios, em especial na área médica.
Robert F. Kennedy Jr. e Donald Trump querem destruir a credibilidade da ciência. Mais do que isso: a sua agenda é incompatível com a racionalidade e os valores humanistas.
Ocorreu um erro aqui, ui ui