Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Se tivessem um pingo de frontalidade, se realmente achassem que estavam a fazer coisa boa, mudariam a hora ao meio-dia, para toda a gente saber o que se estava a passar.
Quando nos dizem “lembre-se de atrasar o relógio!” será que não sabem que não precisamos de ser lembrados, porque já não temos voto na matéria?
Quando for 1h este domingo, os relógios passam para as 2h em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira. Nos Açores, a alteração é feita à meia-noite, altura em que a hora muda para a 1h.
Mais uma hora nos relógios, menos uma de sono: a hora muda este domingo. O Conselho Europeu ainda não decidiu sobre a possível abolição da mudança de hora, o que significa que os acertos se mantêm.
A introdução de um segundo a mais vai acabar até 2035. A votação do organismo que regula o tempo decidiu, de forma quase unânime, eliminar o segundo extra que já usámos 27 vezes desde 1972.
Joseph Takahashi passou a vida a estudar os ritmos circadianos. Explica que têm uma base genética, que podem afectar o metabolismo e que os perturbamos ao reger o sono pelo horário de trabalho.
A proposta europeia para abolir a mudança da hora está congelada e os relógios continuam a ser acertados duas vezes por ano – desta vez, os ponteiros são adiantados uma hora. A Associação Portuguesa do Sono defende que se deve abolir a mudança de horário por questões de saúde e optar pela hora de Inverno.
Faz algum sentido esperar pelas duas da manhã para voltar para a uma?
Decisão a nível europeu sobre o fim da mudança sazonal da hora na União Europeia – um debate iniciado em 2018 – não teve desenvolvimentos nos últimos tempos. É caso para dizer que, neste aspecto, os relógios europeus estão parados.
Ocorreu um erro aqui, ui ui