Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Cientistas dos EUA prevêem uma temporada de furacões no Atlântico acima da média para 2025. As águas mais quentes são um factor primordial para as previsões que ainda têm um elevado grau de incerteza.
A Organização Meteorológica Mundial retirou os nomes Beryl, Helene e Milton da sua lista de nomes da bacia do Atlântico e, em substituição, escolheu Brianna, Holly e Miguel.
Grupo The Elders lança o apelo. Mary Robinson, antiga presidente da Irlanda, acredita que o recuo dos EUA na agenda climática é uma oportunidade para a Europa liderar o mercado das tecnologias limpas.
Março foi marcado por muita chuva, frio e um recorde de depressões (quatro). O mês foi o quinto com mais chuva desde 2000, o que contribuiu para atrasar a estação das alergias ao pólen de plantas.
Ilhas de Paros e Mykonos decretaram estado de emergência devido a cheias catastróficas. A Grécia não actualizou planos de bacia nem de riscos de inundações e já foi processada pela UE por isso.
É mais um recorde negativo para o infeliz palmarés que o nosso planeta acumula nos últimos anos. O gelo marinho no Árctico atingiu a menor extensão dos últimos 47 anos de registo por satélite.
Sem Pico Humboldt, conhecido como La Corona, Venezuela torna-se o segundo país do mundo a perder todos os glaciares. Relatório da Organização Meteorológica Mundial confirma anúncio do ano passado.
Os dados da missão poderão melhorar as avaliações do ciclo global do carbono. A missão vai cartografar a geologia dos desertos, a estrutura dos mantos de gelo e a topografia dos solos florestais.
Espera-se um cenário primaveril até segunda-feira, 31 de Março, havendo a possibilidade de retorno da chuva a partir de terça-feira, 1 de Abril.
Estudo da Science mostra que a diminuição da humidade do solo tem sido brutal, e está a desempenhar um papel mais importante na subida do nível do mar do que pensávamos.
A Comissão Europeia já propôs alterações que isentariam 90% das empresas do imposto sobre o carbono nas fronteiras, a partir de 2026. Mas há quem peça um maior alívio.
Chuva pode abrandar a progressão do incêndio. Arderam pelo menos 18 edifícios que são património nacional.
Volume armazenado nas bacias hidrográficas atingiu 12.165 hm3 a 24 de Março, 92% da capacidade máxima. Só albufeira do Monte da Rocha, em Ourique, distrito de Beja, se encontra abaixo dos 50%.
Supremo Tribunal dos EUA não vai ouvir recurso de processo liderado por jovens activistas climáticos há 10 anos. Outras acções judiciais contestam políticas que promovem o uso de combustíveis fósseis.
Decisão abre hectares do Alasca à perfuração e exploração mineira e permite trabalhos na planície costeira do Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Árctico.
Espera-se uma melhoria do estado do tempo durante os próximos dias, com a chuva a dar tréguas depois da tempestade Martinho. O Tejo, no entanto, preocupa com a subida do caudal.
Emissões por quilo de proteína na pecuária extensiva são 10 a 25% superiores às da carne oriunda do regime intensivo, no qual animais são confinados e alimentados com cereais, sugere estudo da PNAS.
Ricardo Deus, responsável pela Divisão de Clima do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, explica o que as intensas chuvas de Março tiveram de diferente e avança com previsões para a Primavera.
Relatório da Unesco, divulgado no Dia Mundial dos Glaciares, revela perda recorde de massa glaciar desde 1975. Degelo acelera a subida do nível do mar, com risco de inundações e escassez de água.
Ocorreu um erro aqui, ui ui